apenas eu.

Minha foto
"Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm." (1 Coríntios 10:23a)

transeuntes.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Gaiarsa, um pioneiro.

José Angelo Gaiarsa, psiquiatra brasileiro, nasceu em 1920, formado em medicina pela Universidade de São Paulo e especializado em Psiquiatria pela Associação Paulista de Medicina, foi o introdutor das técnicas corporais em psicoterapia no Brasil. Há 50 anos desenvolve a atividade de psicoterapeuta. Ele é contundente, controverso, divertido, inteligente e profundo.
No alto dos seus 90 anos ele tem afirmações como: "passei a estudar Reich – ele olhava para o paciente e assim começou a perceber que o inconsciente é visível – porque as pessoas mostram na expressão não-verbal (faces, gestos, atitudes) tudo o que acreditam estar escondendo...” Quase todas as pessoas que se vêem gravadas em teipe mostram muita estranheza com a própria aparência e a psicologia ignora esse fato básico: meu rosto, que eu desconheço, é quase tudo o que o outro vê de mim.
Sobre a espiritualidade, Gaiarsa diz: "O conselho é velhíssimo, mas de todo atual: aproxime-se do aqui-e-agora até descobrir que essa é a única realidade e que essa realidade é criação contínua – um milagre permanente. Buda ensinou um bom caminho: esteja presente à sua respiração, o tempo todo. Essa é a meditação mais simples e a mais eficaz, mas não a mais fácil.
Sobre a sexualidade, ele afirma: “Acho que essa torrente de informações está transformando a sexualidade numa banalidade – forma atual da repressão sexual."


Ontem na Formação que estou participando com duas mediadoras queridas Ana Clara e Glória trabalhadoras na Área da Saúde, assistimos esse vídeo e eu quis postá-lo aqui para quem ainda não o conhece e para que saibamos que existem pessoas sim afim de quebrar todo e qualquer preconceito, estereótipo ou moral descabida que ainda exista nessa sociedade destruidora de identidade e indivíduos. Gaiarsa faz isso com grande excelência. Um velhinho duka. O vídeo é em três partes, assistam vale muito a pena.

5 comentários:

ni disse...

na pele o arrepio... aqui-agora... te amo preta.

GIL ROSZA disse...

hummm interessante!

Anônimo disse...

Obrigada, preta =)
Saúde Mental explica muita coisa!

Camilla Dias Domingues disse...

idem, idem, idem... a tds vcs!

Anônimo disse...

Oi, fiz um blog em homenagem ao Gaiarsa. Achei seu texto excelente, parabens, um abraço.
http://palavrasdogaiarsa.blogspot.com/