apenas eu.

Minha foto
"Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm." (1 Coríntios 10:23a)

transeuntes.

terça-feira, 18 de março de 2008

por Arthur Schopenhauer.

"UMA PESSOA INTELIGENTE PROCURARÁ UMA VIDA TRANQUILA, MODESTA, PROTEGIDA O MAIS POSSÍVEL DOS IMPORTUNOS, DEPOIS DE MANTER DURANTE ALGUM TEMPO RELAÇÕES COM O QUE DENOMINAMOS "OS HOMENS". SE FOR UM ESPÍRITO REALMENTE SUPERIOR, ESCOLHERÁ A SOLIDÃO. POIS QUANTO MAIS UM HOMEM POSSUI DENTRO DE SI, MENOS NECESSITA DO MUNDO EXTERIOR E MENOS OS OUTROS PODEM SER-LHES ÚTEIS.
POR ISSO A SUPERIORIDADE DA INTELIGÊNCIA LEVA A INSOCIABILIDADE. POIS A VERDADEIRA E PROFUNDA PAZ NO CORAÇÃO E A PERFEITA TRANQUILIDADE DO ESPÍRITO SÃO ENCONTRADAS APENAS NA SOLIDÃO E, PARA SER PERMANENTES, NO ISOLAMENTO ABSOLUTO.
QUANTO MENOS PRECISARMOS ENTRAR EM CONTATO COM OS HOMENS, MELHORES ESTAREMOS. A SOLIDÃO, O DESERTO, PERMITE-NOS ABARCAR NUM ÚNICO OLHAR, TODOS NOSSOS MALES, OU MESMO SENTÍ-LOS DE UMA SÓ VEZ; A SOCIEDADE, AO CONTRÁRIO, É INSIDIOSA: ELA ESCONDE MALES IMENSOS, SOB UMA APARÊNCIA DE PASSATEMPOS, DE CONVERSAS, DE DIVERTIMENTOS MUNDANOS E OUTRAS ASSIM. “UM ESTUDO IMPORTANTE PARA OS HOMENS SERIA APRENDER, DESDE CEDO A SUPORTAR A SOLIDÃO, ESSA FONTE DE VENTURA E TRANQUILIDADE ESPIRITUAL.”


*Arthur Schopenhauer, in: “Aforismos para a sabedoria de vida”

Nenhum comentário: