apenas eu.

Minha foto
"Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm." (1 Coríntios 10:23a)

transeuntes.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Novamente... enchente.


Vítimas do deslizamentos de terra e terremotos, mortes por enchentes, afeta todas as classes sociais no mundo. Em 2012 não acaba, é só o começo de um novo ciclo ainda mais exploratório: pelo poder e ambição incontrolável dos homens, das grandes corporações, tudo em prol do capital. Tira-se tudo de um país, extraem seus minerais, riquezas naturais e também a dignidade, subjetividade e os direitos das pessoas. E a mídia comercializa toda essa dor.

Mal-caratismo puro! As grandes coorporações e o poder público nada farão por essas pessoas, estou aqui em choque vendo na TV as vítimas das chuvas no Rio de Janeiro. Chorei com o salvamento de uma mulher de 50 anos, sendo puxada pelos vizinhos por uma corda na correnteza da enxurrada, que levou todas a sua casa e por minutos não carrega ela também, pessoas orando, clamando a Deus, tudo muito triste. Que Deus tenha misericórida da vida de todos, conforte e console porque terão que trabalhar muito, ralar pra caramba pra conseguir o pouco que tinham novamente.

Choveu mais que o dobro do previsto no Rio de Janeiro nas áreas serranas. Soma-se 530 óbitos causados pelas enchentes, enxurradas e deslizamento de terra. Estado de calamidade pública, ruas e avenidas inundadas, com correntezas idênticas a rios. Dezenas de pontos de alagamento. Pessoas ilhadas, trânsito caótico, transporte público parado. Desmoronamento de casas, derramamento de terra, estradas sendo tragadas por cráteras abertas no solo. Famílas perdendo tudo: casas, mobílias, bens, vidas e subjetividade.

O que é preciso fazer para sanar todas as essas catástrofes?
Uma Política Pública de Prevenção ao Combate as Enchentes pelo poder público? Política Pública Habitacional para conter a ocupação desordenada em áreas de risco físico? Senso de Cidadania e Educação Ambiental por parte da sociedade civil? Ou tudo isso juntoemisturado?

6 comentários:

Danilo disse...

Tudo isso e misturado e tem mais para quem crê, isso é só o inicio de tudo mais que virá no tempo futuro, é só ler em apocalipse e ver que todas as profecias estão sendo cumpridas.

Camilla Dias Domingues disse...

As professias não foram feitas só por Deus em Cristo Jesus, mas também por Karl Marx quando em 1700e alguma coisa escreveu sobre o capital e o fetiche dos individuos... e muitos outros também profetizaram e nem precisaria ser muito esperto para perceber que o fim seria esse mesmo... quem viver verá!

GIL ROSZA disse...

O antropocentrismo não deixa mesmo a gente se tocar que natureza = mudança permanente. Segundo o Discovery Channel, muito antes de haver humanos, o clima no planeta mudou radical e catastroficamente zilhôes de vezes em bilhões de anos e continua mudando. Os dinossauros moraram por aqui por 160 milhões de anos até serem extintos! Os homo sapiens apareceram há apenas 50 mil anos, ainda continuam construindo cidades fragilmente amontoadas, acreditando inocentemente que a natureza é constante, regular, previsível e está aqui apenas para servi-los.

Camila Mila disse...

Gostei do texto e do Blog, bem bacana!

Pâmela Grassi disse...

Camilla,

Tudo isso que está acontecendo é triste e revoltante! E só de saber que estas áreas em que o deslizamento de terra é fácil serão ainda mais excluídas e esquecidas pelas politicas em torno da copa do mundo e olimpiadas!

Danilo disse...

Que o planeta está em constante mudança eu concordo, mas isso é só uma resposta da natureza em relação ao que o homem fez com ela ate hoje.
E haverá a eterna briga entre a ciência e a religião.