apenas eu.

Minha foto
"Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm." (1 Coríntios 10:23a)

transeuntes.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

A influência da igreja católica na escravidão e no tocante a religiosidade.

Antes de mais nada quero dizer que neste texto as idéias e opiniões são minhas a respeito da questão racial e religiosa e a busca do ser humano por sua identidade religiosa, sem desmerecer a luta pelos direitos raciais, uma vez que eu também luto por melhores condições de vida para a população negra, o que trago a luz é a questão espiritual dos negros mediante a influência da igreja católica por uma concepção protestantista.

Em nada me indigna ou mesmo provoca meu julgo, meus irmãos negros aqui no Brasil aderirem as religiões de matriz africana ao Protestantismo.
Acontece que desde a retirada forçosa dos negros de sua terra mãe África eles são açoitados como forma de punir e ao mesmo tempo purgar pecados, uma vez que vindos de uma terra pecaminosa eram tidos como animais sem salvação divina pelos seus "donos" escravocratas, enquanto que pelos missionários catequistas da igreja católica eram forçados a uma conversão obrigatória para limparem-se das iniquidades.
Usando o evangelho para o mal, afim de manipular os escravos e cometer atrocidades em nome de Deus, erroneamente isso aconteceu e até hoje muitas pessoas não entendem a palavra de Deus e colocam isso como justificativa para maldizer o protestantismo e assim "escolher" com seu livre arbítrio qualquer outra religião ou filosofia de vida, alegando que os evangélicos vivem a culpa cristã e acreditam num falso paraíso ou que pregam a palavra de uma forma ostensiva.
A igreja católica ajudou a manter a escravidão durante séculos a fio porque também lucravam com a compra e venda de escravos e com o trabalho forçado advindo dessas pessoas, bem como, teve grande parcela de culpa na construção da identidade do Protestantismo como a maioria das pessoas conhece e que permanece até hoje.
O ser humano busca se integrar, tem urgência em se encontrar e necessariamente com pessoas que sejam no mínimo parecidas com ele. Quando tirado do seu habitar natural nada mais normal que a busca pela sua identidade perdida, isso acontece com os negros espalhados pelo mundo. Ao lutarem pelos seus direitos negligenciados por uma sociedade excludente e preconceituosa, entra nessa luta também o direito por sua devoção, pela sua vida espiritual, já que todos no íntimo ansiamos por encontrar nosso verdadeiro GUIA espiritual. Como se identificar com um Cristo loiro de olhos azuis pregado numa cruz? Como voltar-se a Deus se esse "Deus" só lhes trouxe violência e sofrimento? É pedir demais né! Logo o que se encontra pela frente são os orixás e sua doutrina, por ali ficam esses indivíduos e permanecem por pura identificação étnica, na ânsia de entrar em contato com sua origem, cultura e antepassados.
Há necessidade de desmistificar a questão do Protestantismo, porque o evangelho é para ser pregado à todas as nações, povos e etnias, para que aqueles que não conheçam à Deus possam converter-se por livre e espontânea vontade (não deixar que o povo pereça por falta de conhecimento), sendo isso o contrário, é inegável a ação avassaladora da igreja católica na conversão forçosa e enganosa dos irmãos há séculos atrás e que perdurou através dos séculos.


"O Brasil tem uma dívida social muito grande e a igreja também têm essa dívida com as populações negras e indígenas, que foram excluídas e marginalizadas, e que ainda nos dias de hoje não tem espaço na sociedade." (Rita Sorita - Coord. da Igreja Luterana)

2 comentários:

Um brasileiro disse...

Oi. Estive por aqui. Tudo blz? Interessante aqui. Apareça por lá. Abraços.

Danilo disse...

Muito bom o texto amor, assim logo vc ecrecerá um livro e eu recomendarei a todos, te amo muuuuuuiiiitooooooooo.