apenas eu.

Minha foto
"Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm." (1 Coríntios 10:23a)

transeuntes.

sábado, 10 de outubro de 2009

Mulheres Pretas.

A convivência se tornou diária quando fomos chamadas para trabalhar juntas. Algumas delas eu já conhecia de longa data, outras há alguns meses ou mesmo de eventos e apenas uma nunca tinha visto. Entrosamento rápido e fácil. Estamos juntas numa luta incessante pela mudança de um sistema que nada tem de justo ou equanime. E não foi mera coincidência sermos chamadas à formar uma equipe, é uma estratégia, afinal somos mulheres, pretas e pobres bem a cara do nosso público alvo.
Altas, baixinhas, magras, gordinhas, quadris largos e finos, mais ou menos pigmentadas essas são nossas diferenças físicas mas o objetivo continua sendo o mesmo: a luta e a resistência. Umas com formação acadêmica, outras em processo de formação: Assistentes Sociais, Cientistas Sociais, Pegagogas. Educadoras, atrizes, dançarinas, cantoras, produtoras. Proletariadas a serviço dos destituídos de posse. Uma junção de conhecimentos específicos e pessoais que muito beneficia ao mundo e ao próprio grupo. Militantes do Movimento Negro, do Movimento de Mulheres Negras, do Movimento Feminista, do Movimento Hip Hop ou apenas adeptas desses movimentos.
Guerreiras, pontuais, atrasadas, chatas, inteligentes, questionadoras, corações enormes, bonitas ou não (depende dos olhos que as vêem), calmas, agitadas, ansiosas, mau humoradas. Divergentes nas idéias em alguns momentos. Vozes e risadas altas, cabeleiras crespas, ginga e malemolência. Meninas, mulheres da pele preta, resistência e sabedoria. Mulheres negras, pretas iluminadas. Respeito e ajuda mútuas. Vivendo num universo preto paralelo diferente do qual realmente deveriamos viver. Falta de reconhecimento em todos os âmbitos e assim seguimos quebrando qualquer tipo de conceitos e pré-conceitos, estereótipos e conservadorismo.
É muito bom e prazeroso poder conviver com vocês todas, cada uma com sua especificidade, com personalidades extremamente diferentes, contribuindo a sua forma e maneira para a transformação dessa sociedade instrinsecamente capitalista, excludente e discriminatória e também para o meu crescimento pessoal.
Mulheres pretas. Nós fazemos a nossa história e nela não somos coadjuvantes. Lutaremos sempre pelo protagonismo.


Yeah!

5 comentários:

Anônimo disse...

Isso ai...Mulheres negras, na luta pela diferença que tbm cabe a nós, acredito que unidas irão fazer a pequena, porém grande parte na sociedade e no futuros de mtus.

Negras diferentes que fazem a diferença...Estou com vcs.


Priscila

Paulo Sergio Paz disse...

Queria ver mais mulheres negras, assim, misturadas, num movimento em prol de sua auto-estima. Amigas, companheiras, parceiras, cumplices, solidarias é sempre bom ver mulheres negras unidas, ainda mais quando estas estão antenadas com o que se passa na sociedade.
Nós negros estamos cansados de ver aquele padrão de beleza europeia na Tv, repleto de loiras, morenas e ruivas passando a imagem de que no Brasil só existem mulheres "europeias", aqui em Salvador me deparo com uma situação dessas, toda a midia fala de, Daniela, Ivete, Claudia e ninguém fala da Larissa Luz, otima cantora do Araketu e poucos falam da Margareth, é lamentavel na Bahia, um estado onde 80% de sua população é negra, a midia tratar os negros assim, cheira a romantismo o que estou dizendo, mais fazer o que, sigamos enfrente. Mulheres negras jamais desistam de lutarem por dignidade, de exigirem respeito e de nunca abaixarem a cabeça pra nada nem ninguém.
Salve nossas guerreiras.

OBS.: parabens por seus textos, são sempre belissimos e interessantes, queria eu ter o dom e a facilidade de escrever tão bem como voçê. felicidades

William Orozimbo disse...

Súbaco camilla representa que bom nada...tambem não mando mais foto sua velha ranzinza!..ah ah ah

William Orozimbo disse...

Mulheres pretas um beijão no coração!
é firmeza total trabalhar com vocês mulheres de atitude e personalidade.
Um grande abraço a revoluçao não para.....

É só liga q é nois!!!!!

Camilla Dias Domingues disse...

foi mal aí willian! desculpa aí não ter colocado uma fotinho sua, vc reclamou né... mas estava falando sobre as mulheres pretas e não sobre os homens pretos da equipe, não se sinta rejeitado! kkkk...