apenas eu.

Minha foto
"Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm." (1 Coríntios 10:23a)

transeuntes.

sábado, 16 de janeiro de 2010

Será o Apocalipse?




Será o fim do mundo? Mas reza a lenda que será só em 2012. Será uma prévia do que está por vir? Anteciparam? É chuva que alaga e faz tudo desmoronar, é terremoto que faz tudo desabar. Fome. Dor. Morte. Sofrimento.
As perguntas do senso comum seriam: De onde pode vir toda essa força destruidora? Catastrofes naturais, desastres ecológicos ou divinos? O por que de acontecer tudo isso com pessoas tão vulneráveis social e economicamente? Será o Apocalipse? Não! E todas essas perguntas tem respostas óbvias, isso que faz com que me sinta mais colérica diante dos fatos. Tudo pelo poder, pela ambição incontrolável dos homens, das grandes corporações, tudo em prol do capital. Tira-se tudo de um país, extraem seus minerais, riquezas naturais e também a dignidade e os direitos de um povo. Chega-se com a mão acariciando e logo mais essa mesma mão fere e furta o que um país inteiro tem de melhor.
A cada chamada que vejo no noticiário/na internet sobre os acontecimentos no Haiti fico mais indignada com o sofrimento dos irmãos negros. Já bastasse a guerra civil, ditaduras, exílio, massacre, mortes, prostituição forçosa (em troca de comida e moradias) e estupros das mulheres haitianas (pelas tropas estrangeiras das Nações Unidas), exploração, espoliação, escravidão, miséria e tudo o mais que já lhes aconteceu, digo desde os navios negreiros.
Um país devastado, destruição física e subjetiva, risco de doenças e epidêmias por conta de centenas de cadáveres em decomposição espalhados pelas ruas, falta de água potável e o mínimo de infraestrutura. Irmãos brigando por comida, sendo chamados de saqueadores quando na mais pura verdade estão apenas sentindo fome, correndo risco de morrer de inanição. Resta agora, apenas e tão somente, contar com a ajuda humanitária e solidaria dos países "amigos". Aplausos a mídia que comercializa até a nossa dor.
Não sei mais o que dizer...

"Pense no Haiti
Reze pelo Haiti"
(Gilberto Gil)

11 comentários:

Kenia Soares disse...

Será o apocalipse?
não... será o desrespeito...

GIL ROSZA disse...

fiquei mais chocado ainda com as declarações do cônsul (senhor branco, graduado e bem nascido) do Haiti ao SBT onde disse sobre o povo e sobre proprio país em que nasceu o seguinte:

"A desgraça de lá está sendo uma boa pra gente aqui, fica conhecido. Acho que de, tanto mexer com macumba, não sei o que é aquilo... O africano em si tem maldição. Todo lugar que tem africano lá tá f...",

o pior é que sabemos mta gente aqui mesmo no Brasil concorda veladamente com ele.

Tá até no Tropicália 2 do Gil e do caetano

quiz brisas. disse...

Olá e saudações, Saint Germain pediu-me para enviar esta mensagem para todos. Por favor, compartilhe-o com todos os seus amigos, também. Bênçãos, Troika http://www.troikasaintgermain.com/ ===================================Caros Amigos, Peço que todos enviem a Chama Violeta para o Haiti - AGORA! Enviar a Chama Violeta todos os dias, quantas vezes por dia você puder. As invocações devem ser feitas a partir do plano terrestre. Peçam à Chama Violeta para transmutar toda a dor, sofrimento, medo e outros negativos em esperança, amor, milagres e bênçãos para todos no Haiti. Por favor, lembre-se que os animais também. Peçam à Chama Violeta para purificar todos que cruzaram-over, para que possam receber sua Ascensão. Estejam a serviço da terra e todas as formas de vida TODAS, pois Somos Todos Um. Peçam e nós responderemos. Bênçãos a Todos EU SOU Saint Germain ===================================Invocação à Intervenção Divina a nossos irmãos e irmãs no HAITI Amada Presença EU SOU de toda a humanidade, Infinita e Poderosa Presença EU SOU, a partir do Grande Sol Central, Todos os Grandes Seres Cósmicos e Legiões de Luz, todos os Mestres Ascensos, e toda a hoste Angélica, Lady Althea e sua legiões de Anjos, As equipes de Energia Médica Universal, os Curadores Arcturianos, e todos os Curadores Galáticos. Nós invocamos a Sua Divina Intervenção AGORA e convocamos a Chama Violeta para transmutar toda a dor, sofrimento, medo e outros negativos, em esperança, amor, milagres e bênçãos para todas as pessoas e animais do Haiti. Manifesto agora! Manifesto agora! Manifesto agora! Pedimos que a Chama Violeta purifique todos que fizeram a passagem, para que possam receber sua Ascensão. Grandes Mestres Ascensos, nós os agradecemos e abençoamos por sua assistência imediata e intervenção divina, em nome do povo do Haiti em sua grande necessidade. Damos graças! Damos graças! Damos graças!

Lu loira

Vanessa Souza disse...

O Haiti não é mais aqui...

Carlos Sameiro disse...

Olá, sou o Carlos. Sou Português, nasci e moro na cidade do Porto (Portugal).
Tive a oportunidade de ver o seu blog, julgo que é interessante. Bons temas.
Quanto ao tema sobre o Haiti, honra aos mortos e ajuda aos vivos.

Meu blog: http://raizdopensamento-sameiro.blogspot.com/

Abraços
Carlos Sameiro

Camilla Dias Domingues disse...

eu choro por vcs...

Eltiene disse...

infelizmente só podemos mandar pensamentos positivos,e torcer para que a vida das pessoas que sobreviveram possa se reestabilizar o mais rápido possivél no maior terremoto da história...aos nossos irmãos do Haiti.

beijos no coração.

Paulo Paz disse...

Seus textos sao belíssimos só fiquei chateado com a referência a Gilberto Gil na musica do Haiti aquela musica é 90% Caetano.

Eu só fico chateado uma coisa com vc... que vc nao esculta Caetano Veloso, uma pessoa da sua importância tem que escutar mais o Caetano essa é a única coisa que mim pertuba em vc no demais eu to tranquilo se bem que ser tranquilo é ser tragico, mais tudo bem.

Unknown disse...

a indiguinação é tanta que são tantas palavras q acabam por faltarem...


Minha mãe diz, que minha bisavó dizia que o homem está devastando a natureza e que um dia ela iria se vingar...Ela estava certa em simples palavras mas sabia ela tem razão, tudo o quem vem acontecendo é por ambição e egoismo da raça humana.
A ganacia por riqueza, faz com que se explore td e tds... E a natureza tbm tem - se q ser respeitada pois é dela q tiramos nosso sustento, ela é base e fundamental a sobrevivençia.

E os que pagam por isso são os q me nos podem u teem chance de sair dessa.

Aplausos a nos, raça humana q se julga superior e q está acabando com o mundo.

Abiodun Akinwole disse...

E o Haiti também é aqui, de certa forma.

Rui disse...

Olá menina Camila!!!
Achei muito forte e verdadeiro seu escrito sobre o Haiti.
Vamos ver para "nós" vermos nesse final de semana. Saudade de tu, negra melodia...
Bjos no seu coração!!!