apenas eu.

Minha foto
"Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm." (1 Coríntios 10:23a)

transeuntes.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Quantas vezes for necessário.

BUENA VISTA SOCIAL CLUB é um documentário de 1999 com roteiro e direção do alemão Wim Wenders. Produção musical de Ry Cooder que reuniu artistas cubanos na cidade de Havana em 1996 na intenção de gravar um disco. Indiscutivelmente ótimo!

Sempre tem algo que a gente vê mil vezes, um filme, um documentário, um desenho, uma série de TV... tenho outros mas o meu favorito para ver um milhão de vezes é Buena Vista Social Club e hoje resolvi dizer.
Tamanha sensibilidade existe em casa personagem real deste documentário que para mim é mais do que especial. Quem em sã consciência poderia deixar que algo tão bonito morresse sem ser reconhecido, tratando como algo frívolo, negligenciando de tal maneira as pessoas criaturas e criadores dessa música que é de uma perfeição inacreditável.
Já assisti muitas vezes e não me canso, todas as vezes me emociono, existe algo nessa música, nessa língua que me deixa extremamente emotiva e todas as vezes me escapam lágrimas pelo rosto. Também não posso negar que tenha um quê muito sensual, atraente, excitante eu diria (e como disse a uma pessoa especial, eu gostaria de fazer amor ouvindo Buena Vista, houve concordância na vontade, logo, o faremos).
Isso sem contar que Ibrahim Ferrer, Compay Segundo e Ruben Gonzalez são ótimos, elegantes velhinhos que eu já os imaginei na flor da idade, jovens charmosos, atraentes e sedutores, cada qual com seu talento inerente para a conquista. Há quem diga que não, mas eu acredito ser uma observação muito relevante.
Quem diria que a vida nos traz momentos que nunca pensaríamos em vivenciar, aconteceu com todos eles, por trás de um contexto de muitas dificuldades, principamente políticas e econômicas, vivendo num país como Cuba, conseguiram fazer o que mais lhes davam prazer: a música. Me chama atenção (e acredito de quem tenha assistido também) a simplicidade de cada um deles, a inteligência musical, a história de vida e o modo de encarar seus desabores, a crença e a fé sempre muito presentes.
Acabei de assistir ao documentário mais uma vez, e todos os sentimentos se fazem presentes, na verdade acabo sempre por pensar mais na minha própria vida, nos meus suenõs. Mais do que entreterimento ainda me faz refletir.
Não tenho outra palavra pra expressar: fascinante, todas as vezes tenho a mesma sensação.
É exatamente isso que os Projetos de Samba de Terreiro ou Raiz fazem aqui no Brasil e eu tenho orgulho de participar mesmo que minimamente de alguns momentos, em que pessoas com o propósito maior de reviver momentos, procuram pelos que construíram toda a história do samba de raiz no país, fazem-nos aparecer e assim não deixam que morra a música, a cultura e principalmente os atores dessa história. Assim como a velha guarda cubana, a nossa velha guarda também merece inúmeros aplausos e congratulações por ter nos deixado tão rica música.

3 comentários:

Fabinho disse...

concordo com você minha querida, muito bom mesmo! beijo

Anônimo disse...

tens absoluta razão. e o texto ficou ótimo, os cubanos são de fato um povo lindo, talentoso e especial por tudo que lhes é colocado, ou melhor, imposto.

um abraço.

Rodrigo disse...

simplesmente adoro!
você sabe, já vimos juntos várias vezes! beijos e saudades.